Mudanças entre as edições de "Triexifenidil"

De InfoSUS
Ir para: navegação, pesquisa
(Classe terapêutica)
(Principais informações)
Linha 11: Linha 11:
 
==Principais informações==
 
==Principais informações==
  
[[Triexifenidil|Cloridrato de Triefenidil]] alivia a contração involuntária do músculo, exercendo um efeito de inibição direto sobre o sistema nervoso parassimpático e também possui efeito relaxante sobre a musculatura lisa.
+
O medicamento [[triexifenidil]] é destinado como adjuvante no tratamento de todas as formas de parkinsonismo (pósencefalítico, secundário à doença cerebrovascular e idiopático). É frequentemente útil como terapia adjuvante no tratamento destas formas de parkinsonismo com levodopa. Adicionalmente, é indicado para o controle de distúrbios extrapiramidais causados por medicamentos que agem sobre o Sistema Nervoso Central (SNC), tais como dibenzoxazepinas, fenotiazinas, tioxantenos e butirofenonas. <ref>[http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=9091882015&pIdAnexo=2895054 Bula medicamento do profissional] Acesso em: 16/11/2017</ref>.
 
 
[[Triexifenidil]] é indicado como auxiliar no tratamento de todas as formas de parkinsonismo e para controle de alterações  envolvendo a coordenação dos movimentos<ref>[http://www.onofre.com.br/backoffice/uploads/Bula/111457.pdf]</ref>.
 
  
 
== Padronização no SUS ==
 
== Padronização no SUS ==

Edição das 15h57min de 16 de novembro de 2017

Classe terapêutica

Antiparkinsoniano [1]

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) - N04AA01 [2]

Nomes comerciais

Artane ®

Principais informações

O medicamento triexifenidil é destinado como adjuvante no tratamento de todas as formas de parkinsonismo (pósencefalítico, secundário à doença cerebrovascular e idiopático). É frequentemente útil como terapia adjuvante no tratamento destas formas de parkinsonismo com levodopa. Adicionalmente, é indicado para o controle de distúrbios extrapiramidais causados por medicamentos que agem sobre o Sistema Nervoso Central (SNC), tais como dibenzoxazepinas, fenotiazinas, tioxantenos e butirofenonas. [3].

Padronização no SUS

Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - RENAME 2017

Portaria nº 1.554 de 30 de julho de 2013

Anexos da Portaria nº 1.554 de 30 de julho de 2013

Portaria Conjunta nº 10, de 31 de outubro de 2017 - Aprova o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Doença de Parkinson.

Informações sobre o medicamento/alternativas

A Triexifenidil 5 mg está disponibilizada pela SES/SC, através do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, aos pacientes portadores de doença de Parkinson (CID 10 G20), segundo critérios estabelecidos no Protocolo e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde.,

O acesso ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica se dá através de abertura de processo de solicitação de medicamento, devendo o paciente ou, na sua impossibilidade, o seu cuidador, dirigir-se à Unidade de Assistência Farmacêutica - UFAs para este Componente, a qual o município onde reside está vinculado.

Referências

  1. Grupo ATC Acesso em: 16/11/2017
  2. Código ATC Acesso em: 16/11/2017
  3. Bula medicamento do profissional Acesso em: 16/11/2017