Mudanças entre as edições de "Hialuronato de sódio"

De InfoSUS
Ir para: navegação, pesquisa
m (Substituindo texto '(RENAME) 2013' por '(RENAME) 2014')
m (Substituição de texto - "Os seguintes medicamentos (''clique no nome do medicamento para ter acesso ao mesmo''), que possuem indicações semelhantes, '''estão disponíveis no âmbito do SUS" por "Os seguintes medicamentos (''clique no nome do medicamento para ter acesso ao mesmo'') '''estão disponíveis no âmbito do SUS")
 
(61 revisões intermediárias por 10 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
==Classe terapêutica==
+
== Registro na Anvisa ==
  
Polímero derivado do ácido hialuronico
+
'''SIM'''
  
==Nomes comerciais==
+
'''Categoria:''' medicamento <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/q/?substancia=5340&situacaoRegistro=V Categoria do Medicamento - Registro ANVISA]</ref> - produtos para saúde <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/saude/q/?nomeProduto=hialuronato%20de%20s%C3%B3dio Categoria do Produto para Saúde - Registro ANVISA]</ref>
  
Suprahyal, Polireumin, Suplasyn, Fermathron - aplicação intra-articular
+
'''Classe terapêutica do medicamento:''' anti-inflamatórios antirreumáticos <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/622973?substancia=5340&situacaoRegistro=V Classe Terapêutica do medicamento Euflexxa ® - Registro ANVISA] </ref>
  
Adaptis Fresh, Ster, Hyabak - solução oftálmica
+
'''Classe terapêutica do medicamento:''' emolientes e protetores oftálmicos <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/1394636?substancia=5340&situacaoRegistro=V Classe Terapêutica do medicamento Hiluropt ® - Registro ANVISA] </ref>
  
Cystistat - Solução injetável estéril para tratamento da Cistite intersticial
+
== Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) ==
  
==Principais informações==
+
Outros medicamentos para desordens do sistema músculo esquelético <ref>[https://atcddd.fhi.no/atc_ddd_index/?code=M09&showdescription=no Grupo ATC] </ref> - M09AX01 <ref>[https://atcddd.fhi.no/atc_ddd_index/?code=M09AX01 Código ATC] </ref>
  
 +
Oftalmológicos <ref>[https://atcddd.fhi.no/atc_ddd_index/?code=S01&showdescription=no Grupo ATC] </ref> - S01KA01 <ref>[https://atcddd.fhi.no/atc_ddd_index/?code=S01KA01 Código ATC] </ref>
  
'''Aplicação intra-articular'''
+
==Nomes comerciais==
 
 
[[Hialuronato de sódio]] é indicado no tratamento da osteoartrite do joelho e doença articular do ombro.
 
  
Osteoartrite é uma doença das articulações caracterizada por degeneração das cartilagens acompanhada de alterações das estruturas ósseas vizinhas. As mais atingidas são as articulações das mãos, joelhos, coxofemurais e da coluna. Um dos sinais da enfermidade é o aumento de conteúdo líquido no interior do tecido cartilaginoso em uma ou mais articulações.
+
Biolagrima ®, Euflexxa ®, Hyabak ®, Hiluropt ®, Hylo-Gel ®, Hylo-Comod ®, Laxime ®, Lunah ®, Monovisc ®, Ophtalmos ®, Polireumin ®, SportVis ®
  
O objetivo do tratamento é a diminuição da dor nas articulações e permitir que os portadores levem vida normal, sem dor ou limitações de movimento. Para tanto indica-se analgésicos e anti-inflamatórios.
+
== Indicações ==
  
O líquido sinovial na osteoartrose apresenta redução na sua viscoelasticidade, o que acredita-se ser uma das causas da dor. O objetivo da aplicação intra-articular de hialuronato é substituir o meio sinovial de baixa viscoelasticidade por uma solução de ácido hialurônico de alta viscoelasticidade.  
+
*'''Uso intra-articular:''' é indicado para tratamento da dor causada por osteoartrite do joelho <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?numeroRegistro=128760018 Bula do medicamento Euflexxa ®  – Bula do profissional] </ref>, no tratamento de patologias degenerativas traumáticas das articulações, assim como coadjuvante nas cirurgias ortopédicas <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?numeroRegistro=103410043 Bula do medicamento Polireumin ®  – Bula do profissional] </ref>.
  
A maioria dos estudos demostra que a injeção intra-articular de hialuronato no joelho possui somente um modesto resultado no tratamento da dor causada pela osteoartrite (pequena diferença em relação ao tratamento com placebo). Também foi encontrada pouca diferença na modificação estrutural das cartilagens após a administração de hialuronato, comparando-se com o placebo. Além disso, podem ocorrer infecções e reações inflamatórias no local da aplicação, o que não ocorre no caso de tratamentos via oral. Portanto, até o momento, o tratamento com esse medicamento se mostrou pouco efetivo no controle da doença e da dor articular.
+
*'''Uso oftalmológico:''' é indicado para melhorar a lubrificação da superfície dos olhos para pessoas com sensação de secura, fadiga ou desconforto devido a condições ambientais, bem como após intervenções cirúrgicas oftalmológicas. Também pode ser utilizado durante o uso de lentes de contato <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?numeroRegistro=164930001 Bula do medicamento Hylo-Comod ® – Bula do profissional] </ref>.
  
 +
== Informações sobre o medicamento==
  
'''Solução oftálmica'''
+
O medicamento '''hialuronato de sódio não pertence''' ao elenco da [https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/relacao_nacional_medicamentos_2024.pdf Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - RENAME (2024)], que contempla os medicamentos e insumos disponíveis no SUS. Também não se encontra na [http://ceos.saude.sc.gov.br/index.php/Elenco_de_Medicamentos_-_CEAF lista de medicamentos padronizados do Ministério da Saúde], não existindo nenhum protocolo específico para sua liberação pelas Secretarias Estaduais de Saúde.
  
[[Hialuronato de sódio]] é indicado como lubrificante ocular em casos de olho seco, fadiga ocular causada por fatores externos (como poeira, vento, etc) ou como lubrificante ocular nos utilizadores de lentes de contato.
+
== Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS ==
  
 +
Os seguintes medicamentos (''clique no nome do medicamento para ter acesso ao mesmo'') '''estão disponíveis no âmbito do SUS pelo Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) ''para indicação oftalmológica'' '''  </ref><ref>[https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/relacao_nacional_medicamentos_2024.pdf RENAME 2024] </ref>:
  
'''Cistite intersticial'''
+
*[[Hipromelose]]
  
Cistite intersticial (CI) é uma condição tratável, mas essencialmente incurável, que se manifesta por dor pélvica crônica e aumento da freqüência urinária, e ocorre na ausência de qualquer etiologia conhecida. Esta condição permanece um enigma no campo da urologia. O tratamento da CI consiste em aliviar os sintomas, não existem evidências de alguma forma de tratamento que pode curar essa condição.
+
Além do medicamento citado acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/D7508.htm Decreto 7.508, de 28 de junho de 2011], os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.
 
 
As causas da CI estão sendo estudadas em centros de pesquisa do mundo inteiro. Muitos pesquisadores acreditam que as causas são: (1) um defeito no epitélio da bexiga que permite a penetração de substâncias irritantes da urina nas camadas profundas da bexiga; (2) um tipo de célula inflamatória (o mastócito) liberando histamina e outras substâncias que promovem os sintomas da cistite intersticial; (3) alguma substância desconhecida na urina que danifica a bexiga; (4) mudanças nos nervos que transportam as sensações da bexiga, de forma que estímulos que não deveriam causar dor passam a causá-la; e/ou (5) o sistema imunológico do corpo humano agride a bexiga, à semelhança de outras doenças autoimunes.
 
 
 
É provável que haja diferentes causas em grupos diferentes de pacientes com cistite intersticial. Também é possível que um desses processos estimule o outro (por exemplo, um defeito no epitélio da bexiga que leva à inflamação e estímulo dos mastócitos). Estudos recentes mostram que os pacientes com cistite intersticial podem apresentar uma substância na urina que inibe o crescimento de células no epitélio da bexiga. Desta forma, algumas pessoas podem se tornar predispostas a desenvolver cistite intersticial após uma lesão à bexiga, como a causada por uma infecção, por exemplo.
 
 
 
Como não se sabe ao certo a causa da doença, os medicamentos podem ou não ajudar no alívio dos sintomas da doença e não existem estudos/revisões sistemáticas conclusivas sobre o assunto.
 
 
 
O tratamento pode ser comportamental (dieta, psicologia), medicamentoso ou cirúrgico.
 
 
 
O hialuronato de sódio é destinado para substituir temporariamente a camada de glicosaminoglicanos (GAG) na bexiga. Seu uso é indicado na Cistite Intersticial, condição em que a camada de GAG está alterada. A camada de glicosaminoglicanos (GAG) que cobre a parede da bexiga, garante uma barreira protetora contra microorganismos, carcinógenos, cristais e outros agentes presentes na urina. As alterações da camada de GAG da bexiga podem impedir a mesma de desempenhar o seu papel de barreira, e permitir, desta forma, a aderência de bactérias, de microcristais, de proteínas.
 
 
 
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
 
 
 
 
 
'''Aplicação intra-articular'''
 
 
 
[[Hialuronato de sódio]] não está padronizada em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente. Sendo assim, cumpre ser informado que o medicamento referido, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado.
 
 
 
Alternativamente, as Unidades Locais de Saúde disponibilizam o antiinflamatório analgésico [[ibuprofeno]] 600mg comprimido e solução oral 50mg/ml, [[Prednisona]] 5mg e 20mg, [[Prednisolona]] solução oral 1,34mg/ml, [[Ácido acetilsalicílico]] 500mg, e o analgésico e antitérmico [[Paracetamol]] 500 mg comprimido e solução oral 200mg/ml, pois são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão. Ressalta-se que a disponibilização destes medicamentos é '''obrigatória''', de acordo com a [http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7659&Itemid=128 Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013], visando garantir as linhas de cuidado das doenças contempladas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, indicados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), de acordo com a necessidade local/regional.
 
 
 
Para o tratamento do alívio da dor crônica (CID10: R52.1, R52.2) o SUS oferece o medicamento [[gabapentina]] por meio do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, o qual busca prover a integralidade de tratamento no âmbito do sistema. Esse Componente é regulamentado pela [http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/pt_gm_ms_1554_2013.pdf Portaria 1554 de 30 de julho de 2013] e [http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7242&Itemid=85 Anexos da Portaria nº 1554 de 30 de julho de 2013].
 
 
 
 
 
'''Solução oftálmica'''
 
 
 
[[Hialuronato de sódio]] não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente. Sendo assim, cumpre ser informado que o medicamento referido, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado.
 
 
 
Alternativamente ao lubrificante ocular, o medicamento [[Hipromelose]] colírio 0,2% e 0,3% é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014.
 
 
 
Ainda, como anti-inflamatório ocular, a dexametasona colírio 0,1% é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.
 
 
 
 
 
'''Cistite intersticial'''
 
 
 
[[Hialuronato de sódio]] não está padronizada em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser disponibilizado no momento.
 
 
 
Alternativamente ao hialuronato de sódio, a [[Amitriptilina, cloridrato|amitriptilina]] 25mg e 75mg é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição deste medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão. A [[Amitriptilina, cloridrato|amitriptilina]] é descrita como um antidepressivo, mas na realidade ela possui muitos efeitos que podem aliviar os sintomas da CI. Ela possui efeitos anti-histamínicos, reduz os espasmos da bexiga e reduz a velocidade dos nervos que transmitem a dor (por isso ela é utilizada para muitos tipos de dor, não apenas a CI). A [[Amitriptilina, cloridrato|amitriptilina]] é amplamente utilizada para outros tipos de dor crônica como o câncer e lesões neurológicas.
 
 
 
Ressalta-se que a disponibilização da [[Amitriptilina, cloridrato|amitriptilina]] é obrigatória, de acordo com a
 
[http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7659&Itemid=128 Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013], visando garantir as linhas de cuidado das doenças contempladas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, indicados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), de acordo com a necessidade local/regional. [[Amitriptilina, cloridrato|Amitriptilina]] 25mg também está sendo disponibilizado na Farmácia Popular e nas farmácias conveniadas no Programa Farmácia Popular do Brasil, conforme
 
[http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2012/prt0971_15_05_2012.html Portaria nº 971 de 15 de maio de 2012].
 
  
 
==Referências==
 
==Referências==
 
 
<references/>
 
<references/>
 +
*'''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''

Edição atual tal como às 15h47min de 14 de fevereiro de 2025

Registro na Anvisa

SIM

Categoria: medicamento [1] - produtos para saúde [2]

Classe terapêutica do medicamento: anti-inflamatórios antirreumáticos [3]

Classe terapêutica do medicamento: emolientes e protetores oftálmicos [4]

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)

Outros medicamentos para desordens do sistema músculo esquelético [5] - M09AX01 [6]

Oftalmológicos [7] - S01KA01 [8]

Nomes comerciais

Biolagrima ®, Euflexxa ®, Hyabak ®, Hiluropt ®, Hylo-Gel ®, Hylo-Comod ®, Laxime ®, Lunah ®, Monovisc ®, Ophtalmos ®, Polireumin ®, SportVis ®

Indicações

  • Uso intra-articular: é indicado para tratamento da dor causada por osteoartrite do joelho [9], no tratamento de patologias degenerativas traumáticas das articulações, assim como coadjuvante nas cirurgias ortopédicas [10].
  • Uso oftalmológico: é indicado para melhorar a lubrificação da superfície dos olhos para pessoas com sensação de secura, fadiga ou desconforto devido a condições ambientais, bem como após intervenções cirúrgicas oftalmológicas. Também pode ser utilizado durante o uso de lentes de contato [11].

Informações sobre o medicamento

O medicamento hialuronato de sódio não pertence ao elenco da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - RENAME (2024), que contempla os medicamentos e insumos disponíveis no SUS. Também não se encontra na lista de medicamentos padronizados do Ministério da Saúde, não existindo nenhum protocolo específico para sua liberação pelas Secretarias Estaduais de Saúde.

Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS

Os seguintes medicamentos (clique no nome do medicamento para ter acesso ao mesmo) estão disponíveis no âmbito do SUS pelo Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) para indicação oftalmológica </ref>[12]:

Além do medicamento citado acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.

Referências

  1. Categoria do Medicamento - Registro ANVISA
  2. Categoria do Produto para Saúde - Registro ANVISA
  3. Classe Terapêutica do medicamento Euflexxa ® - Registro ANVISA
  4. Classe Terapêutica do medicamento Hiluropt ® - Registro ANVISA
  5. Grupo ATC
  6. Código ATC
  7. Grupo ATC
  8. Código ATC
  9. Bula do medicamento Euflexxa ® – Bula do profissional
  10. Bula do medicamento Polireumin ® – Bula do profissional
  11. Bula do medicamento Hylo-Comod ® – Bula do profissional
  12. RENAME 2024
  • As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.