Mudanças entre as edições de "Oxamniquina"

De InfoSUS
Ir para: navegação, pesquisa
(Criou página com '== NOMES COMERCIAIS == MANSIL == REGISTRO NA ANVISA == SIM == CLASSE TERAPÊUTICA == Anti-helmíntico == INDICAÇÃO == Oxamniquina é um anti-helmíntico indicado para o ...')
 
(Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS)
 
(20 revisões intermediárias por 8 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
== NOMES COMERCIAIS ==
+
== Registro na Anvisa ==
MANSIL
 
== REGISTRO NA ANVISA ==
 
SIM
 
== CLASSE TERAPÊUTICA ==
 
Anti-helmíntico
 
== INDICAÇÃO ==
 
[[Oxamniquina]] é um anti-helmíntico indicado para o tratamento oral de todas as formas de infecções por Schistosoma mansoni<ref> [http://www.netfarma.com.br/geraBula.asp?NomeArquivoBula=22673.pdf Bula do medicamento]</ref>.
 
  
== '''PADRONIZAÇÃO NO SUS''' ==
+
'''O medicamento oxamniquina não possui registro sanitário ativo na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e, portanto, não é produzido e comercializado em território nacional''' <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/ Registro ANVISA cancelado/caduco]</ref>.
  
== RENAME 2014 / CBAF (Componente Básico de Assistência Farmacêutica) ==
+
== Nomes comerciais ==
+
LAQFA - Oxamniquina ®, LQFE - Oxamniquina ®, Mansil ®, Oxamixil ®, Schistoquina ®
O Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) é constituído por uma relação de medicamentos e insumos farmacêuticos, voltados aos agravos prevalentes e prioritários da Atenção Básica, presentes nos anexos I e IV da RENAME. Atualmente, é regulamentado pela [http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/portaria_cbaf_nova.pdf Portaria nº 1.555, de 30 de julho de 2013], que dispõe sobre as normas de financiamento e de execução do Componente Básico da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
  
O acesso aos medicamentos do CBAF se dá através das Unidades Básicas de Saúde do município onde reside o paciente.
+
== Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS ==
  
 +
O seguinte medicamento (''clique no nome do medicamento para ter acesso ao mesmo'') '''está disponível no âmbito do SUS pelo Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF)<ref>[https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/e/esquistossomose/protocolos-de-tratamento Protocolo de tratamento da esquistossomose - Ministério da Saúde]</ref> para o tratamento da esquistossomose:
  
'''APRESENTAÇÃO PADRONIZADA RENAME 2014'''
+
*Praziquantel
  
* [[oxamniquina]] 50mg/mL (suspensão oral)
+
Além do medicamento citado acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/D7508.htm Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011], os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.
  
 +
==Referências==
  
'''DISPONIBILIZADO PARA'''
+
<references/>
 
+
*'''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''
Toda a população, nas unidades Básicas de Saúde, mediante apresentação de receita médica, documento de identificação e cartão do SUS (exceto para medicamentos injetáveis cuja administração deva ocorrer em ambiente ambulatorial/hospitalar do SUS).
 
 
 
== RENAME 2014 / CESAF (Componente Estratégico de Assistência Farmacêutica) ==
 
 
 
O Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF) destina-se à garantia do acesso equitativo a medicamentos e insumos, para prevenção, diagnóstico, tratamento e controle de doenças e agravos de perfil endêmico, com importância epidemiológica, impacto socioeconômico ou que acometem populações vulneráveis, contemplados em programas estratégicos de saúde do SUS.
 
 
 
O financiamento e a aquisição deste medicamento são de responsabilidade do Ministério da Saúde, a distribuição às Regionais ou Municípios é de responsabilidade dos Estados e a dispensação é de responsabilidade dos municípios.
 
 
 
'''APRESENTAÇÕES PADRONIZADAS'''
 
 
 
* [[oxamniquina]] 50mg/mL (suspensão oral)
 
 
 
 
 
'''DISPONIBILIZADO PARA'''
 
 
 
Portadores Esquistossomose, conforme [http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/leia-mais-o-ministerio/847-sctie-raiz/daf-raiz/cgafme/l2-cgafme/11731-protocolos-guias-e-diretrizesGuia de vigilância em saúde (2014)].
 
 
 
==Referências==
 
<references>
 

Edição atual tal como às 10h36min de 17 de fevereiro de 2025

Registro na Anvisa

O medicamento oxamniquina não possui registro sanitário ativo na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e, portanto, não é produzido e comercializado em território nacional [1].

Nomes comerciais

LAQFA - Oxamniquina ®, LQFE - Oxamniquina ®, Mansil ®, Oxamixil ®, Schistoquina ®

Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS

O seguinte medicamento (clique no nome do medicamento para ter acesso ao mesmo) está disponível no âmbito do SUS pelo Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF)[2] para o tratamento da esquistossomose:

  • Praziquantel

Além do medicamento citado acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.

Referências

  1. Registro ANVISA cancelado/caduco
  2. Protocolo de tratamento da esquistossomose - Ministério da Saúde
  • As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.