Mudanças entre as edições de "Bupropiona, cloridrato"
m (Substituição de texto - "<ref>[https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/20220128_rename_2022.pdf RENAME 2022]</ref>" por "<ref>[https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/relacao_nacional_medicamentos_2024.pdf RENAME 2024]</ref>") |
m (Substituição de texto - "Os seguintes medicamentos (''clique no nome do medicamento para consultar como ter acesso ao mesmo''), os quais não necessariamente compõem a mesma categoria, mas possuem indicações semelhantes, '''estão disponíveis no âmbito do SUS" por "Os seguintes medicamentos (''clique no nome do medicamento para consultar como ter acesso ao mesmo''), que possuem indicações semelhantes, '''estão disponíveis no âmbito do SUS") |
||
Linha 50: | Linha 50: | ||
== Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS == | == Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS == | ||
− | Os seguintes medicamentos (''clique no nome do medicamento para consultar como ter acesso ao mesmo''), | + | Os seguintes medicamentos (''clique no nome do medicamento para consultar como ter acesso ao mesmo''), que possuem indicações semelhantes, '''estão disponíveis no âmbito do SUS pelo Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) para o tratamento da depressão''' <ref>[https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/relacao_nacional_medicamentos_2024.pdf RENAME 2024]</ref>: |
*[[Amitriptilina, cloridrato|Amitriptilina]] | *[[Amitriptilina, cloridrato|Amitriptilina]] |
Edição das 13h42min de 13 de fevereiro de 2025
Medicamento Sujeito a Controle Especial - Este medicamento pertence à lista C1 da Portaria nº 344, de 12 de maio de 1998 [1].
Validade da receita: 30 dias.
Prescrição máxima: quantidade para o tratamento correspondente a no máximo 60 dias.
Para informações complementares consulte o item Prescrições Médicas na página principal.
As substâncias presentes na Portaria nº 344/98 necessitam de controle mais rigoroso uma vez que apresentam ação no sistema nervoso central com capacidade de causar dependência física ou psíquica; assim como podem ser abortivas ou altamente teratogênicas. Além disso, em alguns casos são utilizadas para fabricação de entorpecentes e psicotrópicos ou são classificadas como substâncias anabolizantes.
Índice
Registro na Anvisa
SIM
Categoria: medicamento
Classe terapêutica: antidepressivos [2]
Classe terapêutica: antitabágico [3]
Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)
Psicoanalépticos [4] - N06AX12 [5]
Nomes comerciais
Alpes ®, Alpes XL ®, Buene ®, Bup ®, Bup XL ®, Bupium ®, Bupium XL ®, Deradop ®, Eutymia XL ®, Noradop ®, Seth ®, Wellbutrin ®, Zetron ®, Ziety ®
Indicações
- Episódios depressivos: é indicado no tratamento de episódios depressivos maiores ou na prevenção de recaídas e recorrências de episódios depressivos após resposta inicial satisfatória [6].
- Cessação do tabagismo: o medicamento também é indicado para o tratamento da dependência à nicotina e como adjuvante na cessação tabágica [7].
Obs: As informações referente as dosagens e instruções de uso são diferentes entre as indicações e devem ser consultadas nas bulas específicas.
Padronização no SUS
Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - RENAME 2024
Portaria Conjunta SCTIE/SAES/MS nº 10, de 16 de abril de 2020 - Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Tabagismo
Informações sobre o medicamento
O medicamento cloridrato de bupropiona, na apresentação de 150 mg (comprimido de liberação prolongada), está padronizado pelo Ministério da Saúde para o tratamento do tabagismo – dependência à nicotina, por meio do Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica - CESAF, sendo necessário o preenchimento dos critérios de inclusão definidos pelas diretrizes específicas para a doença.
O acesso aos medicamentos do CESAF se dá por meio das Unidades Básicas de Saúde do município onde reside o paciente, mediante apresentação de receita médica.
O CESAF destina-se à garantia do acesso a medicamentos (Anexo II) e insumos (Anexo IV) para controle de doenças e agravos específicos com potencial impacto endêmico, muitas vezes relacionadas a situações de vulnerabilidade social e pobreza. Para mais informações sobre o CESAF clique aqui.
Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS
Os seguintes medicamentos (clique no nome do medicamento para consultar como ter acesso ao mesmo), que possuem indicações semelhantes, estão disponíveis no âmbito do SUS pelo Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) para o tratamento da depressão [8]:
Informações sobre o financiamento do medicamento
O medicamento cloridrato de bupropiona pertence ao Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF), sendo sua aquisição de responsabilidade exclusiva da União. O Ministério da Saúde adquire e distribui o medicamento aos Estados e ao Distrito Federal, cabendo a esses o recebimento, o armazenamento e a distribuição aos municípios.
Referências
- ↑ Portaria nº 344, de 12 de maio de 1998
- ↑ Classe Terapêutica do medicamento Wellbutrin ® - Registro ANVISA
- ↑ Classe Terapêutica do medicamento Bupium ® - Registro ANVISA
- ↑ Grupo ATC
- ↑ Código ATC
- ↑ Bula do medicamento Wellbutrin ® - Bula do Profissional
- ↑ Bula do medicamento Bupium ® - Bula do Profissional
- ↑ RENAME 2024
- As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.