Alterações

Ir para: navegação, pesquisa

Bortezomibe

1 596 bytes adicionados, 20h00min de 1 de julho de 2016
sem sumário de edição
==Classe terapêutica==
Antineoplásico (inibidor da proteosoma 26S).
==Nomes comerciaisComerciais ==
Velcade, Bortyz
 
==Resumo==
 
As Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas do Mieloma Múltiplo do Ministério da Saúde estabelecem o '''bortezomibe''' como opção terapêutica de primeira linha, porém, não houve portaria subsequente criando novo procedimento e/ou alterando descrições e valores do procedimento e assim, '''as Unidades de Oncologia do SUS não oferecem este tratamento'''.
==Principais informações==
Bortezomibe O mieloma múltiplo (MM) é um quimioterápico indicado uma neoplasia maligna de origem hematopoética, caracterizada pela proliferação clonal de plasmócitos na medula óssea, que, na maioria dos casos, secretam proteína monoclonal detectável no sangue ou urina, podendo levar à disfunção de órgãos. Corresponde a cerca de 1% dos tumores malignos e 10%-15% das neoplasias hematológicas. Nos EUA, a população estimada de pessoas com a doença era 83.367, em 2011 (incidência esta que, comparativamente a 1975, aumentou de 4,9 para tratamento 7,4 casos/100.000 habitantes/ano), foi duas vezes maior em negros do que em brancos, 1,5 vez maior em homens do que em mulheres e correspondeu a uma mortalidade de mieloma múltiplo3,4/100.000 habitantes/ano. No Brasil, há poucos dados epidemiológicos disponíveis. No Vale do Paraíba, em São Paulo, a incidência e prevalência do MM em seis meses corresponderam, respectivamente, a 0,7 e 5,7/100.000 habitantes. <ref>[http://conitec.gov.br/images/Protocolos/ddt_Mieloma-Multiplo.pdf Portaria nº 708, de 6 de agosto de 2015]</ref> '''Bortezomibe''' inibe, de modo reversível, a atividade similar à da quimotripsina no proteassoma 26S, complexo enzimático que degrada proteínas ubiquitinadas e regula a homeostase proteica no interior da célula. A inibição da proteólise desejada pode afetar no interior da célula a ativação de cascatas de sinalização. Essa interrupção dos mecanismos normais de homeostasia pode levar à morte celular.
Bortezomibe está indicado no Brasil, conforme bula aprovada pela ANVISA para tratamento de adultos com mieloma múltiplo e:==Registro na Anvisa==
- que não receberam tratamento prévio e impossibilitados de receberem tratamento com alta dose de quimioterapia e transplante de medula óssea. Nesses pacientes, o O '''bortezomibe ''' é utilizado em combinação com melfalana e prednisonaaprovado pela ANVISA.
- que já receberam pelo menos um '''Bortezomibe''' está indicado no Brasil, conforme bula aprovada pela ANVISA para tratamento anterior. <ref> [httpde adultos com mieloma múltiplo e://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=9346662013&pIdAnexo=1854977 Bula do Medicamento] </ref>
== Padronização no SUS ==-que não receberam tratamento prévio e impossibilitados de receberem tratamento com alta dose de quimioterapia e transplante de medula óssea. Nesses pacientes, o bortezomibe é utilizado em combinação com melfalana e prednisona.
-que já receberam pelo menos um tratamento anterior. <ref>[http://conitecwww.anvisa.gov.br/imagesdatavisa/Protocolosfila_bula/ddt_Mieloma-Multiplo.pdf Portaria nº 708, de 6 de agosto de 2015frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=9346662013&pIdAnexo=1854977 Bula do medicamento] Aprova as Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas do Mieloma Múltiplo</ref>
==Informações sobre o Disponibilidade do medicamento/alternativasno SUS==
A Portaria Nº 708, de 6 de agosto de 2015 do Ministério da Sáude <ref> [http://conitec.gov.br/images/Protocolos/ddt_Mieloma-Multiplo.pdfPortaria Nº 708, de 6 de agosto de 2015]</ref>, do Ministério da Sáude que aprova as Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas do Mieloma Múltiplo, estabelece o '''bortezomibe''' como opção terapêutica de primeira linha, entre outros medicamentos que possuem atividade clínica anti-mieloma e podem ser igualmente usados na poliquimioterapia de primeira linha em diferentes combinações.
'''Porém, não houve portaria subsequente criando novo procedimento e/ou alterando descrições e valores do procedimento 03.04.03.018-0 (Quimioterapia de neoplasia de células plasmáticas – 1ª linha), então, na prática, apesar da Portaria de 2015 incluir o bortezomibe como opção terapêutica, não foi oferecido PELA UNIÃO , a solução de financiamento deste medicamento e assim, as Unidades de Oncologia do SUS não oferecem este tratamento.'''
O uso da [[[talidomida]]] também está incorporado ao tratamento oferecido pelo SUS para o mieloma múltiplo através da [http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/sas/2013/prt0298_21_03_2013.html Portaria SAS/MS 298/2013].
==Referências==
<references/>
Leitor
2 596
edições

Menu de navegação