O termo Exoma refere-se ao conjunto de éxons presentes no genoma de grande parte dos seres vivos, composto por cerca de 180.000 éxons nos humanos. O Sequenciamento Completo do Exoma consiste na análise dos éxons do DNA.
==Em que consiste o exame==
As modernas tecnologias de sequenciamento, definidas de tecnologias de Sequenciamento de Nova Geração (Next Generation Sequencing-NGS), têm por objetivo promover o sequenciamento de DNA em plataformas capazes de gerar informação sobre milhões de pares de bases em uma única corrida. Ou seja, todos os sequenciadores de NGS se baseiam no processamento paralelo massivo de fragmentos de DNA. À medida que um sequenciador de eletroforese processa, no máximo, 96 fragmentos por vez, os sequenciadores de nova geração são capazes de ler até bilhões de fragmentos ao mesmo tempo.<br>Por se tratar de um exame bastante completo, que avalia cerca de 22.000 genes conhecidos até o momento, é um exame de alto custo. Não só por sua técnica, mas também por sua extensa e complexa análise.
==Qual a eficácia do exame==
==Incorporação no SUS==
O sequenciamento de Exoma não está padronizado na lista de exames genéticos disponibilizados pelo SUS.
Até o momento, a [http://conitec.gov.br Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC)] sequer registra solicitação para incorporação desta tecnologia ao SUS.
==Conclusão==