Alterações

Ir para: navegação, pesquisa

Aciclovir

2 179 bytes adicionados, 15h53min de 19 de junho de 2012
Criou página com '==Classe terapêutica== Antiviral ==Nomes comerciais== Abaciclovir, Acibio, Aciclofar, Aciclomed, Aciclor, Aciclovan, Aciveral, Acivirax, Anclomax, Antivirax, Aviral, Cicla...'
==Classe terapêutica==

Antiviral

==Nomes comerciais==

Abaciclovir, Acibio, Aciclofar, Aciclomed, Aciclor, Aciclovan, Aciveral, Acivirax, Anclomax, Antivirax, Aviral, Ciclavix, Cicloviral, Clovir, Ductovirax, Exavir, Ezopen, Heclivir, Herpesil, Hervirax, Hpvir, Uni Vir, Virotin, Zovirax

==Principais informações==

O uso principal do aciclovir está relacionado ao tratamento inicial e à profilaxia das infecções por herpes simples, cutânea ou mucosa. Também é indicado no tratamento de encefalite causada por herpes simples, tratamento do herpes zoster, herpes genital e Varicella-zoster (LACY et al., 2004).

== Padronização no SUS ==

Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2012 (Relação Nacional de Medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica)

Portaria GM nº. 4.217, de 28 de dezembro de 2010

Deliberação 005/CIB/03 de 27 de março de 2003

==Informações sobre o medicamento/alternativas==

O aciclovir, 200 mg comprimido e 250 mg/mL solução injetável, é disponibilizado para o tratamento de infecções oportunistas, em pacientes portadores do HIV. Sua dispensação é de responsabilidade dos municípios (CIB 005/03) através do Programa Nacional de DST e AIDS.

Ainda, o aciclovir 200mg, também poderá estar disponível nas unidades locais de saúde (postos de saúde), pois faz parte do elenco de referência dos medicamentos e insumos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica, conforme Portaria GM nº. 4.217 de 28 de dezembro de 2010. De acordo com esta Portaria, a aquisição e distribuição deste medicamento são de responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas de gestão.

O aciclovir creme e a pomada oftálmica não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser fornecido no momento. Não há alternativa terapêutica disponível no momento.

==Referências==

LACY, C. F.; ARMSTRONG, L. L.; GOLDMAN, M. P. Drug information Handbook, 12 ed. Lexi Comp: EUA, 2004.
496
edições

Menu de navegação