==Principais informações==
A aminofilina atua como broncodilatador, causando relaxamento dos brônquios e dos vasos pulmonares (relaxamento da musculatura lisa) <ref> [http://cdn-1.consultaremedios.com.br/bulas/209/44676.pdf ] Bula do medicamento</ref>.
É indicado para doenças caracterizadas por broncoespasmo, como a asma brônquica ou broncoespasmo associado com bronquite crônica e enfisema <ref> [http://cdn-1.consultaremedios.com.br/bulas/209/44676.pdf ] Bula do medicamento</ref>.
A aminofilina, um complexo de teofilina com etilenodiamina, libera prontamente a teofilina no organismo. A teofilina e a aminofilina são broncodilatadores de baixa potência e elevado risco de efeitos colaterais <ref>Weinberg M, Hendeles L. Drug therapy: theophylline in asthma. N Engl J Med 1996;334:1380-8</ref>. A aminofilina é uma opção secundária de broncodilatador para alívio imediato dos sintomas da asma <ref>Rodrigo C, Rodrigo G. Treatment of acute asthma lack of therapeutic benefit and increase of the toxicity from aminophylline given in addition to high doses of salbutamol delivered by metered-dose inhaler with a spacer. Chest 1994;106:1071-6</ref>. Seu uso como medicação de alívio deve restringir-se a pacientes hospitalizados, de preferência em infusão contínua.
Em casos de superdosagem com aminofilina, para controlar os sintomas tóxicos, o uso do medicamento deve ser interrompido. Por não haver antídoto específico, a lavagem gástrica ou medicação emética podem ser úteis. A fim de prevenir a hipotensão e controlar a desidratação, podem ser usado fluídos intravenosos e oxigênio <ref>http://www.bulas.med.br/bula/5717/aminofilina.htm Bula do medicamento</ref>.
==Informações sobre o medicamento/alternativas==